PROPOSTA PEDAGÓGICA COLÉGIO VILLA BRANCA

A metodologia de ensino - aprendizagem do “Colégio Técnico Univap Villa Branca – Jacareí” será desenvolvida através da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP (Problems Based Learning). Isto significa: Os conhecimentos são construídos a partir de um problema, exigindo a participação efetiva do aluno na busca criativa de sua resolução.

A abordagem ABP incorpora não só o uso de grupos cooperativos de trabalho na solução de problemas da comunidade, como favorece a integração do estudante com o seu grupo, além de permitir o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

O Colégio tem como objetivos centrais conduzir o educando ao domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna, o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem e o domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.

A Educação Profissional desenvolvida no Colégio visa reforçar a cooperação com o mundo do trabalho, analisar e prevenir as necessidades da sociedade, além de desenvolver habilidades empresariais e senso de iniciativa a fim de facilitar a empregabilidade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA COLÉGIO CTI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Fundamenta-se nos princípios arrolados no artigo 6º do Regimento Escolar, que regem para a Instituição as seguintes diretrizes:

a) fundamentar-se no pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
b) gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, com padrão de qualidade;
c) possibilitar a liberdade de aprender, ensinar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber;
d) educar para a conservação e a preservação da natureza;
e) adotar a flexibilidade como característica de métodos, critérios e currículos, tendo em vista o atendimento das peculiaridades regionais e da necessidade de integração dos conhecimentos multidisciplinares;
f) realizar um trabalho sério e perseverante;
g) buscar permanentemente o aperfeiçoamento;
h) promover o cultivo da liberdade responsável;
i) desenvolver o espírito de cooperação e auxílio mútuo; e,
j) promover a integração do aluno e do professor, no desenvolvimento da região, levando-os a perceber a importância do seu trabalho.

PROPOSTA PEDAGÓGICA COLÉGIO PLATANUS CAMPOS DO JORDÃO

O Colégio Univap Platanus tem como princípios norteadores fundamentar-se no pluralismo de ideias e concepções pedagógicas de forma a gerar, transmitir e disseminar o conhecimento com excelência acadêmica, possibilitando a liberdade de aprender, ensinar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber, tendo a flexibilidade como característica de métodos, critérios e currículos, visando o atendimento das peculiaridades regionais e a necessidade de integração dos conhecimentos multidisciplinares.

Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e baseado nos Quatro Pilares da Educação da Unesco, apontados como eixos estruturais da sociedade contemporânea (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser), o projeto pedagógico do Colégio Univap Platanus busca formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, através da abordagem dos Temas Transversais e das disciplinas curriculares de Filosofia e Sociologia e, no ensino de cada disciplina, buscando sempre a compreensão e o aprimoramento dos fundamentos científicos e tecnológicos necessários para o crescimento acadêmico, aperfeiçoamento intelectual, humanístico e espiritual dos educandos.